Notícias

 

O papel do Gestor Governamental é tema do primeiro Conversa com os Bambas

05 de Junho de 2019



 

O primeiro encontro Conversa com os Bambas, no último dia 29, destacou o papel do Gestor Governamental (GGOV) como responsável por promover a comunicação entre a alta administração pública e secretarias setoriais. O evento aconteceu nas dependências do Espaço Apolo 235, que funciona no Recife Antigo. O local pertence ao Porto Digital, um centro de excelência em alta tecnologia.

A ideia da iniciativa é que os GGOVS de Pernambuco tenham acesso a novas práticas e outras experiências de aprendizagem, através de um novo formato de acesso ao conhecimento, a fim de que seu processo de formação seja atualizado continuamente. O evento foi promovido pelo Instituto de Gestão Governador Eduardo Campos, entidade vinculada à SEPLAG, em parceria com o Centro de Formação dos Servidores do Estado de Pernambuco – CEFOSPE e a SAD.

A primeira edição focou em dois temas centrais pré-selecionados já na inscrição pelos participantes, que se dividiram em dois espaços para ouvir as palestras sobre Liderança e Inovação. As expectativas para o evento eram as melhores possíveis. “São temas relevantes e atuais abordados por personalidades experientes. Uma manhã bastante intensa com muito a nos agregar enquanto profissionais”, pontuou Emilio Vieira, da Superintendência de Modernização Governamental (SUMOG), da Secretaria de Administração. Para Luís Araújo, também da SUMOG, o evento traz uma importante abertura a ideias que agregam bastante ao Gestor Governamental. “A carreira tem esse papel inovador e de abertura a novos debates e tendências sociais. Parabenizo a organização do evento pela iniciativa”, comemora.

Conversa com os Bambas contou com a presença do secretário estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, Alexandre Rebelo. Ele abriu o evento alertando para a necessidade da qualificação e formação contínuas. “Um profissional de excelência é aquele que está sempre numa constante busca por capacitação e atualização”, pontuou. Em seguida, o diretor do Instituto de Gestão e Gestor Governamental Hugo Medeiros, fez uso da palavra para dar as boas-vindas aos participantes do encontro. A diretora do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (CEFOSPE), Ana Lúcia Cabral nas suas considerações comentou ser um grande acerto do governo apostar numa carreira que foca na gestão com tanta qualidade. “Também tenho vários bambas ao meu lado. No CEFOSPE, entre instrutores e pessoal do administrativo, podemos contar com mais de 80 Gestores Governamentais, que têm contribuído para a excelência das entregas do Centro de Formação de Servidores do Estado de Pernambuco”, afirmou.

O evento seguiu com a palestra do secretário estadual de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas Cloves Benevides, com o tema “A formação do Gestor Governamental”, um breve passeio pela profissionalização das carreiras de gestão através de suas percepções nas duas experiências que mais demonstraram preocupação em consolidar um quadro garantidor da atuação do Estado, Minas Gerais e Pernambuco. Em seguida foi a vez de o consultor Rômulo Cholewa abordar a temática do “Propósito”, deixando entre os participantes uma provocação sobre o que efetivamente motiva o ser humano a agir.

Na segunda etapa do encontro os participantes se dividiram em duas salas. O grupo que se reuniu na Sala 1 foi contemplado com as considerações de Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, sobre a história e atuação da entidade e a importância da inovação, mencionando cases de sucesso como o Voxia, plataforma desenvolvida para solução de problemas de transcrição de audiências no Ministério Público. Na sequência, a doutoranda em Ciência da Computação Nancy Lyra, ministrando palestra sobre transformação digital. Ela abordou vários aspectos de nossas interações com o mundo da tecnologia, provocando uma reflexão sobre o porquê e para quem estão voltados os propósitos das novas soluções.

Os participantes da Sala 2, que optaram pelo tema Liderança, acompanharam as palavras do secretário estadual de Educação, Frederico Costa Amâncio, que fez importantes considerações a respeito de Capacitação da Alta Liderança e  Administração do Tempo, entre outras abordagens enriquecidas pela sua larga experiência em várias entidades da administração pública pernambucana.

Ao fim dos trabalhos, o público e a organização do evento estavam satisfeitos. “O evento superou minhas expectativas! Muita informação importante e práticas inovadoras para nosso dia a dia, comentadas por profissionais que têm muito a somar com sua extensa experiência na administração. Aconselho a todos que não percam as próximas edições, pois foi um momento muito enriquecedor. A organização está de parabéns”, comentou Patrícia Pastyck, Gestora Governamental e superintendente de Contratos da secretaria de Saúde. Segundo Caroline Borges, GGOV da secretaria de Administração, e uma das organizadoras do encontro, o evento atingiu seu objetivo. “Esse momento viabilizou o contato entre os Gestores Governamentais e profissionais de alta performance na administração. Contamos com a participação de pessoas muito especiais. Secretários de Estado e outros profissionais puderam contribuir bastante com nossa reflexão sobre a importância da capacitação e as novas possibilidades de entregas de qualidade no serviço público”, avalia.

“Esse não é um acontecimento isolado. Estamos com o diálogo aberto entre as entidades que, em conjunto, realizaram este evento, para definir um calendário, que garanta regularidade ao encontro, proporcionando capacitação contínua e de qualidade ao Gestor Governamental”, concluiu o Diretor do Instituto de Gestão Governador Eduardo Campos e vice-presidente do SINDGESTOR, Hugo Medeiros.

#conversadebamba

#gestoresemacao

#gestorgovernamental

#sindgestor

#eppgg

#gestaopublica  

 

 

 

 

 

 

 

 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/