Notícias

 

GGOV comanda encontro para o desenvolvimento sustentável em Pernambuco

03 de Junho de 2019



Estado e sociedade civil estão unidos num esforço conjunto em prol da implementação da Agenda 2030 em Pernambuco. Para isso, na última quinta-feira (16), a Comissão Estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) se reuniu na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para tratar da elaboração do Plano de Ação para implantação da Agenda 2030 em Pernambuco. O encontro foi comandado pela Gestora Governamental (GGOV) da Seplag, Nathália Farias, que também exerce a função de secretária executiva da Comissão Estadual da ODS.  

Para Nathália, a agenda contempla um conjunto de desafios sociais, econômicos e ambientais a serem atingidos até 2030. “Nesse âmbito, o gestor governamental, como carreira de Estado, tem papel fundamental. Com atuação técnica voltada para a geração de valor social, nossas atividades perpassam todas as etapas do Ciclo de Gestão de Políticas Públicas, ou seja, participamos desde a formulação da estratégia de governo até a avaliação dos resultados alcançados pelas Políticas”, analisa.

Ainda segundo ela, essa fase do processo é muito importante, já que a construção do plano ajudará a Comissão a executar sua missão, que é promover a articulação, a mobilização e o diálogo com os órgãos e entidades estaduais e municipais e a sociedade civil, para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável. “Nessa perspectiva, estamos difundindo e dando transparência ao processo de implantação da Agenda 2030 no Estado”, afirmou Nathália. 

ODS - O ODS foi lançado em 2015 e é composto por 17 objetivos globais que devem ser implementados por todos os países signatários da ONU e monitorados até o ano de 2030. Entre os principais objetivos estão: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, entre outros.

*Com contribuição do Núcleo Integrado de Comunicação da Seplag.

#gestoresemacao

#gestorgovernamental

#sindgestor

#eppgg

#gestaopublica

 

 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/