Notícias

 

Gestoras governamentais participam de evento sobre inovação e cultura digital nas instituições públicas.

30 de Maio de 2019



Inovação, Gestão do Conhecimento e Parcerias Governo e Sociedade foram os temas da Semana da Inovação, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), de 13 a 16 de maio. Na ocasião, as Gestoras Governamentais (GGOV) Nathália Farias - gestora do Núcleo de Gestão do Conhecimento do Instituto de Gestão Pública (IG) e Katarina Santiago - gestora do Núcleo de Ciência de Dados do IG, apresentaram e discutiram ideias sobre o ambiente de inovação e de cultura digital que vem se instalando nas instituições públicas.

Para Nathália, a participação do GGOV em workshop no Porto Digital sobre Design Thinking em Platform Design foi um excelente momento de discutir soluções inovadoras para os desafios do Tribunal. “Foi a partir da vivência na administração pública que tive uma ótima oportunidade de contribuir com alternativas de solução para o atendimento das necessidades da gestão. Além disso, a abordagem adotada no workshop proporcionou, por meio da criação de uma plataforma, uma visão sistêmica dos atores envolvidos no processo de inovação e ligados ao desafio proposto pelo Tribunal, enriquecendo o pensamento do design e ampliando o escopo da solução, tornando-a atrativa também ao cidadão." analisa Nathália

Katarina Santiago participou de uma Oficina de UX Design sobre a experiência do cidadão com o serviço público e da palestra do consultor Cláudio Marinho, sobre transformação digital no governo. Segundo ela, sua presença enquanto GGOV foi de fundamental importância. “Todo gestor governamental do Estado precisa estar atento às mudanças promovidas pelo processo de transformação digital no governo. Além disso, é essencial o conhecimento e o desenvolvimento das habilidades necessárias para essa transformação, sem perder de vista o foco no usuário.” analisa a GGOV.

Mindset Exponencial - Além da participação na Semana de Inovação, Nathália Farias e Katarina Santiago compareceram, na quinta-feira (16), ao evento realizado na Amcham Recife sobre Mindset Exponencial, que tratou do impacto das tecnologias exponenciais e fabricação digital. O encontro foi organizado pelo SingularityU Recife Chapter. O Recife Chapter é um grupo colaborativo que trabalha em parceria com a Singularity University para aproximar a comunidade científica e a sociedade. O grupo está focado em discutir tecnologias emergentes dirigidas a grandes desafios globais, promovendo o empreendedorismo e garantindo um aumento do impacto social da ciência.

*Com contribuição do Núcleo Integrado de Comunicação da Seplag.

#gestoresemacao
#gestorgovernamental
#sindgestor
#eppgg
#gestaopublica 

 

 

 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/