Notícias

 

GGOvs participam de reunião da ODS e contribuem com implementação da Agenda 2030 em Pernambuco

04 de Abril de 2019



A 1ª Reunião Ordinária da Comissão Estadual dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que aconteceu na última sexta (29), marcou oficialmente o início dos trabalhos do Comitê Estadual para os ODS e, mais do que isso, representou o esforço conjunto do Estado e sociedade civil em prol da implementação da Agenda 2030 em Pernambuco. O encontro contou com a participação dos Gestores Governamentais Nathália Farias e Hugo Medeiros.

Para Nathália, a agenda contempla um conjunto de desafios sociais, econômicos e ambientais a serem atingidos até 2030. “Nesse âmbito, o gestor governamental, como carreira de Estado, tem papel fundamental. Com atuação técnica voltada para a geração de valor social, nossas atividades perpassam todas as etapas do Ciclo de Gestão de Políticas Públicas, ou seja, participamos desde a formulação da estratégia de governo até a avaliação dos resultados alcançados pelas Políticas”. Nathália é Gestora Governamental com especialidade em Planejamento, Orçamento e Gestão e, atualmente, ocupa o cargo de Gestora do Núcleo de Gestão do Conhecimento.

O secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, abriu a reunião que foi conduzida por Hugo Medeiros, coordenador do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco Governador Eduardo Campos. O primeiro encontro serviu para que fosse feita uma breve apresentação sobre os ODS, e para que os integrantes da Comissão se apresentassem entre si. Foram validados o painel de monitoramento com os indicadores do Estado, o futuro calendário de reuniões, entre outros assuntos da rotina de funcionamento da Comissão. Na primeira reunião já foram definidos dois grupos de trabalho. Um vai cuidar do regimento interno e o outro definir o plano de ação a ser seguido.

Também participaram da reunião Natali Lacerda (Espaço Feminista), Genilse Gonçalves (Secretaria Estadual de Educação), Luciana Bezerra (Secretaria Estadual de Saúde) Goreti Aquino (Amupe), Júlio Zoé (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário), Juliana Tavares (Gestos), Hélida Campos (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social Criança e Juventude), Anamaria Maciel (Conselho de Arquitetura e Urbanismo- Secção PE), Severino Ribeiro (CEPAN), Roberto Muniz (Conselho Regional de Engenharia de Agronomia de Pernambuco), Samantha Bella (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Socorro Freire (Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social/UFPE).               

ODS - O ODS foi lançado em 2015 e é composto por 17 objetivos globais que devem ser implementados por todos os países signatários da ONU e monitorados até o ano de 2030. Entre os principais objetivos estão: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, entre outros. 

#gestoresemacao
#gestorgovernamental
#sindgestor
#eppgg
#gestaopublica

*Com contribuição do Núcleo Integrado de Comunicação da Seplag.

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/