Notícias

 

GGOVs participam de evento sobre metas das escolas municipais

18 de Mar? de 2019



As Gestoras Governamentais (GGOV) Poliana Evas, Gerente Geral de Planejamento e Inovação Educacional e Rebeca Pedrosa, Gerente de Planejamento e Monitoramento, ambas cedidas à Prefeitura do Recife, participaram da organização do evento de Pactuação de Metas com as Escolas de Anos Finais, da Prefeitura do Recife. O encontro teve como objetivo discutir a avaliação educacional externa na Educação, a Gestão por Resultados na Educação e pactuar as metas escolares para o ano de 2019.  Além das duas gestoras, participaram como palestrantes os GGOV Eduardo Nascimento, Gerente Geral de Gestão por Resultados na Educação e Hugo Medeiros, Coordenador do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco e Vice-Presidente do SINGESTOR PE.

Eduardo Nascimento falou sobre a Gestão por Resultados e a Avaliação Externa na Educação, destacando as boas práticas e lições aprendidas ao longo dos mais de oito anos de existência do Pacto pela Educação e a importância da aproximação entre Estado e municípios. “Não podemos prescindir do envolvimento dos municípios na Gestão por Resultados na Educação, afinal, não há como termos bons resultados sustentáveis sem formar parcerias e alinhar as ações com a Rede Municipal, pois ela cuida prioritariamente das creches, da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Se cuidarmos bem do broto, iremos colher bons frutos”, avalia.

Abordando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Hugo Medeiros mostrou como ele é composto, destacando boas práticas de gestão pedagógica que impactam nesse índice. Além disso, debateu com os gestores escolares questões relacionadas ao ensino e aprendizagem. "O desenvolvimento da educação básica passa, sobretudo pelo professor, pelo aluno e pela relação de ensino-aprendizagem que constroem. Por isso, é essencial discutir e clarear pontos a respeito da avaliação externa, tendo em vista fortalecer a prática pedagógica e oferecer uma melhor educação", destacou.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/