Notícias

 

GGOV representa secretário de Educação em Brasília

14 de Março de 2019



O Gestor Governamental (GGOV) Eduardo Nascimento esteve em Brasília na última terça (12), representando o secretário de Educação do estado, Dr. Frederico da Costa Amâncio, no seminário Desafios para a Política Educacional. Na ocasião, Eduardo participou de uma dinâmica com os representantes das secretarias de Educação de todos os estados para a apresentação de um diagnóstico personalizado de cada uma das unidades da Federação, elaborados pelo economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper, Ricardo Paes de Barros. Durante o encontro, foi realizada uma reflexão sobre a atual situação educacional dos estados, além do diálogo entre todos os gestores educacionais do Brasil presentes na capital federal.

Com a participação de nomes como Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna; Cecília Mota, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Luiz Roberto Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), além de representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Instituto Unibanco, o seminário se propôs a fomentar a troca de ideias e experiências entre os representantes do estados sobre os desafios da educação pública. 

Para Eduardo Nascimento, que é Gerente Geral de Gestão Por Resultados do Pacto Pela Educação, a sua Indicação para esse seminário foi extremamente importante e abre inúmeras possibilidades de estreitamento e troca de experiências entre as diversas unidades da federação. “O formato do evento foi excelente, pois propiciou o diálogo em pequenas mesas de discussão entre todos os estados da Federação, a depender do desafio apresentado pelo mediador do evento, o que garantiu conhecer as especificidades de cada Estado, além de ampliar a network para além das fronteiras de Pernambuco”, analisa.

O GGOV comentou ainda sobre a Rede Estadual de Educação de Pernambuco, que é referência nacional especialmente no Ensino Médio, e a importância das carreiras do Modelo de Gestão. “É fato que Pernambuco tem sido um dos grandes protagonistas no cenário nacional da educação no Ensino Médio e, quando as apresentações do mediador trouxeram os desafios desse nível de ensino, as atenções foram voltadas para o trabalho que nosso estado faz nessa última etapa na educação básica, com ações que têm participação direta de vários Gestores Governamentais, que trabalham diretamente no desenvolvimento da política pública e que dão suporte necessário à secretaria de Educação no desenvolvimento dessa política com base em evidências e foco direcionado aos resultados”, registra.

Ao término do evento, que durou todo o dia, cada representante pôde voltar para seu Estado de origem com um diagnóstico extremamente rico e detalhado de sua rede local. Os próximos passos sugeridos são a criação de Grupos de Trabalho (GT), além de outros encontros, para que sejam construídas e compartilhadas alternativas aos desafios educacionais, objetivando a melhoria de qualidade da educação pública em todo o país.

#consed
#pactopelaeducacao
#segpr

#gestaoporresultados 

 

 

 

 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/