Notícias

 

Gestores Governamentais realizam oficina na Gerência Regional de Saúde

30 de Janeiro de 2019



 

Experiência exitosa em planejamento e monitoramento, vivenciada recentemente por Gestores Governamentais (GGOVs) no projeto desenvolvido em parceria entre a Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte e a I Gerência Regional de Saúde (GERES) Recife, motivou a equipe de Vigilância da GERES a solicitar o apoio do GGOV Roberto de Oliveira, da Secretaria de Planejamento e Gestão | SEPLAG, para uma nova prática com a equipe em encontro realizado nos últimos dias 23 e 24 de janeiro, com a participação dos gestores do NGR Saúde Jorge Rosário, Nathalia Amorim e Ryan Amorim.

Roberto Oliveira adaptou o conteúdo usado nas oficinas de Planejamento realizadas pela equipe da SEPLAG na educação. “Na oficina, percebemos que a equipe da I GERES está reduzida e é composta por pessoas mais experientes que não tiveram oportunidade de conhecer as ferramentas de planejamento. Também foi possível perceber que a cultura de monitoramento das ações ainda precisa ser consolidada na Regional. Acho que esse momento pôde trazer um aprimoramento ao corpo de profissionais que lá atuam”, ressalta o gestor governamental Ryan Amorim, Gerente Geral de Gestão por Resultados na Saúde.

Já para Roberto de Oliveira, do Núcleo de Gestão por Resultados na Educação, a oficina com a I GERES foi uma excelente oportunidade de intercâmbio de experiências e conhecimentos. “Apresentamos ferramentas de planejamento estratégico e obtivemos deles percepções dos seus desafios cotidianos. A iniciativa estreitou nossa parceria e possibilitará o desenvolvimento de mais ações similares em conjunto”, registra.

Segundo Viviane Pina, da coordenação de Vigilância em Saúde da I GERES, o apoio oferecido e a presteza no acolhimento e condução do processo pelos GGOVs foi fundamental. “A principio, tínhamos o objetivo de uma reunião integrativa com profissionais das três vigilâncias (Ambiental, Epidemiológica e Sanitária). No entanto, a presença da equipe da SEPLAG possibilitou o desenvolvimento de uma oficina com produtos e discussões enriquecedores ao nossa rotina de trabalho”, comenta. Para ela, a experiência foi norteadora com relação aos conceitos relacionados ao Planejamento Estratégico e à seleção de prioridades e ampliou os olhares quanto aos desafios. “Pelo depoimento da equipe é notório o desejo de continuidade dessas discussões e a construção de um cronograma anual a ser estabelecido, a fim de mantermos firme essa intenção de monitoramento dos nossos Planos de Ação e Planejamento das áreas. Internamente, já envolvemos também nossa coordenação de Planejamento da Regional, a fim de que participem e nos acompanhem nessa formatação, inclusive contemplando todas as outras coordenações da GERES”, afirma. Em registro de agradecimento, ao término do encontro Viviane Pina reafirmou sua intenção de garantir um novo encontro, com data a ser acordada entre as partes.

 

 

 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/