Notícias

 

Gestores Governamentais concluem análise sobre serviços de Saúde

28 de Dezembro de 2018



Os Gestores Governamentais que compõem o Núcleo de Gestão por Resultados na Saúde (NGR Saúde) planejaram para 2018 um processo de aproximação com as Gerências Regionais da área. A iniciativa, denominada Projeto Geres, tinha como objetivo visitar 24 municípios das 12 Regionais do Estado para levantar dados, conhecer um pouco mais da realidade local e retornar aos envolvidos uma análise dos dados obtidos. O objetivo é mostrar às Geres e aos municípios a realidade de alguns locais, de modo a permitir o compartilhamento de boas práticas e a melhoria dos fluxos de trabalho, de maneira a possibilitar mais qualidade no serviço de saúde nas diversas regiões do Estado, mesmo diante do cenário fiscal desafiador.

“Construímos nos municípios onde passamos o entendimento de que quanto mais desafiador o cenário, maior a necessidade de informações, para que os gestores possam priorizar suas ações.”, afirma o gestor governamental Ryan Amorim, gerente geral do núcleo.

As visitas foram realizadas pela equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) entre abril e maio. Nos meses de junho e julho os municípios enviaram as respostas pendentes levantadas e, no período posterior, a equipe do núcleo buscou dados de sistemas, realizou análises e elaborou o relatório geral com os dados de Pernambuco, futuramente compartilhados com os envolvidos. A análise dos dados contou com a importante contribuição do gestor governamental Hugo Medeiros, do Núcleo de Ciência de Dados (NCD).

“Foi muito importante poder participar de todo o ciclo do projeto: amostragem, elaboração das questões e análise dos dados. Contudo, a última parte ganha destaque, pois pudemos avaliar o impacto que os indicadores do Pacto pela Saúde possuem sobre os Resultados do programa. Essa avaliação não só trouxe conhecimentos importantes sobre os benefícios de se investir em determinada ação, como, de um ponto de vista mais técnico, apontou caminhos para avaliar outros objetivos estratégicos”, destaca Hugo.

O material realizou análises quantitativas e qualitativas, além de sugestões para o melhor acompanhamento da temática e abordou tópicos como: Exames, Dispensação de medicamentos para o paciente, os serviços de Cardiologia e Endocrinologia prestados pelos municípios, o atendimento das Unidades Estaduais de Referência, atenção às Grávidas, além da influência do Canto Mãe Coruja e da existência de Trânsito Integrado.

O próximo passo será elaborar um relatório específico para cada um dos 24 municípios pesquisados apresentando a situação local em comparação com a sua Regional, quando possível, e com Pernambuco. A iniciativa tem como objetivo apresentar alternativas de melhoria na prestação dos serviços de saúde.

“Acredito que o maior ganho para os municípios foi perceber a necessidade de gestão de determinados dados e insumos, o que não estava sendo feito antes ou era realizado de maneira mais superficial. A Atenção Básica à Saúde está diretamente ligada ao trabalho dos municípios. E uma vez sendo bem feito, a Rede Estadual poderá atender de maneira mais eficiente a população.”, afirma o gestor governamental do núcleo Ricardo Silva.

Para Aline Jerônimo, Gerente Regional de Saúde da VIII GERES (Petrolina), as ações do NGR forneceram apoio técnico e institucional para as ações e processos estruturados já desenvolvidos na GERES. Essas ações se tornaram alvo de amplos esforços institucionais entre nível central e Gerências Regionais de Saúde, uma vez que buscaram fortalecer o processo de gestão na implementação de estratégias para a melhoria dos indicadores de saúde.O fortalecimento do diálogo através das discussões realizadas contribuiu para um maior entendimento sobre a problemática enfrentada tanto pelos municípios quanto pelas regionais de saúde, assim como a construção dos produtos foi parte deste esforço institucional. Como resultado, provocou reflexões e construiu entendimentos, pactos e prioridades estratégicas para ampliação do olhar sobre as ações de saúde no território”, analisou.

 

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/