Notícias

 

Gestores Governamentais desenvolvem Núcleo de Ciência de Dados

17 de Outubro de 2018



A partir da demanda diagnosticada, de que o Estado poderia se beneficiar com a existência de uma estrutura centralizada para pensar gestão de dados estratégicos, avaliação de políticas públicas e desenvolvimento de sistemas de suporte à decisão, quatro Gestores Governamentais (GGOVs) de Planejamento, Orçamento e Gestão desenvolveram o projeto de criação do Núcleo de Ciência de Dados (NCD). Com experiência em Políticas Públicas, Estatística e Desenvolvimento de Aplicações, Hugo Medeiros, Bernardo Chaves, Katarina Santiago e Mauro Odilon pensaram a estrutura do núcleo e, com o apoio e orientação do Secretário Executivo de Gestão por Resultados, Anderson Freire, apresentaram ao gabinete da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Na gestão do Secretário de Planejamento e Gestão Marcos Baptista, o NCD, que é diretamente vinculado ao gabinete, foi implantado e passou a operar desde o dia 1 de outubro na Seplag com a participação dos GGOVs Hugo Medeiros, Bernardo Chaves, Cândido Pereira e Katarina Santiago.

“A ideia de um Núcleo de Dados surgiu a partir de uma conversa sobre a necessidade de se avaliar as políticas públicas. Essa ideia foi ampliada para abarcar o conceito de Ciência de Dados, que envolve também o uso de tecnologia e de análise do negócio para melhor compreender as políticas públicas”, explica Hugo Medeiros, Coordenador do núcleo.

Entre as competências do NCD estão a elaboração de modelos de compreensão de problemas sociais e de otimização dos processos do Pacto de Resultados e de programas e políticas públicas prioritárias e a realização de ações ad hoc de impacto, equidade e retorno econômico de programas e políticas públicas, visando subsidiar a tomada de decisões, além da disseminação do conhecimento sobre técnicas de engenharia de dados, análise de dados e análise de negócios. A estrutura terá também a função de fomentar a realização de estudos e avaliações de programas e políticas públicas e auxiliar na análise dos negócios estratégicos do Estado, a fim de apoiar a avaliação dos programas e políticas públicas. Cabe ao núcleo, por fim, dar suporte à capacitação e gestão do conhecimento sobre políticas públicas, no âmbito da Seplag.

 

FOTO: Renato Vieira/Seplag

 

*Com informações do Núcleo Integrado de Comunicação da Seplag.

 

 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/