Notícias

 

Gestores Governamentais pernambucanos palestram no 12° Congresso de Gestão Pública

07 de Agosto de 2018



No período de 1 a 3 de agosto Gestores Governamentais (GGOVs) de Pernambuco participaram do 12º Congresso de Gestão Pública | Gestão, Liderança e Inovação (Congesp), no Rio Grande do Norte. No evento, os GGOVs analisaram a administração pública e as respectivas demandas sociais, auxiliando na formulação, implementação e mensuração de políticas e ações voltadas a resultados.

Nesse ano a programação contou com diversos debates importantes e mesas redondas sobre novas metodologias, com o objetivo de estimular novos saberes, além da apresentação de trabalhos científicos envolvendo boas práticas e superação de desafios na área pública, com foco na otimização da produção e geração de mais qualidade, eficiência, eficácia e efetividade para o cidadão.

Os Gestores Governamentais Rafael Carvalho e Newton Cerezini apresentaram palestra sobre Design Thinking – Uma Forma de Redesenhar Serviços Públicos com Foco no Cidadão. Segundo Rafael, o objetivo é de redesenhar o processo de trabalho, tendo como foco o cidadão, inserindo-o. Pegar o macroprocesso de diversos produtos e enxergar o cidadão na ponta e redesenhar o processo, com empatia. É inovar, fazer diferente, se colocando no lugar do consumidor, do cliente.  “A importância da participação dos GGOVs é de levar nosso conhecimento para outros estados, formando multiplicadores de conhecimento e também recebendo novos conceitos, ideias e tendências para podermos multiplicar em nosso Estado as boas práticas de gestão”, afirmou.  O Gestor Governamental Newton Cerezini entende que a importância de estar nesses congressos de gestão pública reside em poder-se entrar em contato com várias ações que estão acontecendo no Brasil e a nível internacional. “Através de artigos de fora, entramos em contato com tudo o que está acontecendo de bom na gestão pública e tudo serve como referência para compararmos com o que estamos fazendo em Pernambuco, para que possamos inserir ou mudar uma ideia que Pernambuco tem com outra de outro estado e assim chegarmos a uma melhor solução”, analisa. Para ele, além de divulgar, em encontros como esse é possível mostrar o trabalho do GGOV e a importância da profissionalização da gestão pública. “E num ambiente político como o que vivemos atualmente, quanto mais profissionalizarmos a gestão pública melhor vai ser o gasto público e melhor será o retorno. Então, quando um gestor governamental vai para um evento desse tipo ele vê experiências referenciais que estão acontecendo no Brasil todo. Um grande encontro, e isso faz com que a carreira de GGOV também agregue novas situações”, explica Cerezini.

Sobre Gestão de Compras, o Gestor Governamental Cirilo Veloso fez palestra com o tema: Pregão Eletrônico como Instrumento de Eficiência na Gestão Pública. E, segundo ele, sob a temática gestão, liderança e inovação, o 12° congresso foi um fórum de grande relevância para levar o conhecimento adquirido no dia-a-dia pelo Gestor Governamental no estado de Pernambuco, aliado ao permanente estudo dessa área de negócio. “Como Gestor Governamental, penso que eventos assim servem para uma salutar troca de experiências, além de fomentar a discussão de um tema tão importante: as compras e contratações públicas”, analisa Cirilo. “E, no momento de crise que atravessamos, atitudes inovadoras, eficientes e transparentes permitem que o gestor equilibre os gastos públicos de forma responsável”, comenta, agradecendo à Escola de Governo do Estado do Rio Grande do Norte por proporcionar mais uma oportunidade de compor a equipe de palestrantes.

Na perspectiva da Gestão Municipal, a Gestora Governamental Gisele Gomes palestrou sobre: Uma Nova Gestão Patrimonial Imobiliária: Identificação, Registro, Avaliação e Controle dos Bens Imóveis Públicos. “O 12° Congresso, embora seja um evento do governo estadual, traz em seu escopo uma linha de palestras voltadas à gestão municipal. No ano passado apresentamos um artigo que mostrava os impactos da nova contabilidade pública para o patrimônio dos municípios e, este ano, expusemos um projeto de gestão dos bens imóveis adaptado à realidade municipal, considerando a nossa experiência no estado de Pernambuco”, explica Gisele, acrescentando que o objetivo desses encontros é fomentar o desenvolvimento das boas práticas nos entes municipais, agindo em parceria, demonstrando os benefícios de uma carreira de gestão para projetos assim. “O papel do Gestor Governamental pode (e deve) ser ampliado para garantir a profissionalização da gestão pública”, conclui.

 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/