Notícias

 

Reuniões estratégicas sobre educação analisam dados da rede municipal

17 de Julho de 2018



Recentemente o Núcleo de Gestão por Resultados na Educação (NGR-SEE) coordenou reuniões estratégicas do programa de Educação Integrada, nos municípios de Afogados da Ingazeira e São Bento do Una, em conjunto com as respectivas Secretarias Municipais de Educação e autoridades locais. Os encontros fazem parte da sistemática de monitoramento do Pacto pela Educação Municipal, um dos eixos do programa de Educação Integrada do Governo Estadual.

AFOGADOS DA INGAZEIRA

Entre os assuntos em pauta em Afogados da Ingazeira, a análise dos resultados dos indicadores monitorados em 100% das escolas municipais do ensino fundamental (nos anos finais) de 2017. A gestora governamental Fernanda Ribeiro, gerente geral do NGR-SEE registra: “Durante todo o ano de 2017 trabalhamos na coleta e análise de dados educacionais da rede municipal para melhoria dos indicadores de área”. Ainda segundo ela, esse encontro foi um grande momento na implantação do Pacto pela Educação, destacando que Afogados da Ingazeira foi o primeiro município a apoiar o monitoramento.

Os resultados dos indicadores foram apresentados pela secretária de Educação do município, Veratânia Moraes e, entre os temas analisados, os resultados ligados à taxa de aprovação e abandono, taxa de distorção idade-ano, as séries históricas do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) e níveis de aprendizagem.

A reunião foi realizada na Faculdade do Sertão do Alto Pajeú (FASP) e contou com a presença do prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota e seu vice, Alessandro Palmeira. Pela secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (SEPLAG) os Gestores Governamentais Maria Fernanda, Adriano Santana, Dalva Carvalho e Nathália Castro, além de representantes da secretaria estadual e municipal de Educação, gestores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais das escolas monitoradas.

 

SÃO BENTO DO UNA

 

A II Reunião Estratégica do Programa Educação Integrada foi realizada na Escola Municipal de Tempo Integral Valderes Lima de Brito,  município de São Bento do Una, sob a coordenação do Núcleo de Gestão por Resultados na Educação (NGR-SEE) da Secretaria de Planejamento. Os gestores governamentais Dalva Carvalho, Nathalia Castro, Adriano Ramos e a gestora do NGR-SEE, Márcia Souza, foram os responsáveis pela preparação do evento.

O encontro foi presidido pela prefeita de São Bento do Una, Débora Luzinete Almeida Severo, com a participação da Secretária Municipal de Educação, Miriam Almeida da Rocha Costa, equipe técnica da SME e 18 gestores das escolas municipais monitoradas pelo Pacto pela Educação Municipal (PPE-M).

Débora Severo enfatizou que o monitoramento da Seplag, juntamente, com o trabalho de acompanhamento pedagógico das escolas municipais, permitiu a melhoria dos resultados educacionais que foi percebida pelos alunos e pais das escolas monitoradas do município.

 A gestora do Núcleo de Gestão por Resultados (NGR-SEE), Márcia Maria de Macêdo Souza, explicou como foi feita a implantação do PPE-M e de como foi estabelecida a cultura da coleta e análise dos dados educacionais da rede municipal dos Anos Iniciais e Finais do município. Já a secretária de educação do município, Miriam Almeida da Rocha Costa, enfatizou a importância do monitoramento da Seplag na melhoria dos resultados e relatou a trajetória efetiva na consolidação da nucleação de 50% das escolas municipais.

Célia Regiane Vanconcelos Costa, Diretora Pedagógica da SME, e Dalva Carvalho, Gestora Governamental, apresentaram as séries históricas do IDEPE, SAEPE (Sistema de Avaliação Externa de Pernambuco) e os níveis de aprendizagem dos alunos avaliados.

 À medida que os resultados foram apresentados, os participantes debateram estratégias para a melhoria dos resultados educacionais municipais e foram gerados encaminhamentos para o monitoramento do PPE-M.

 O monitoramento das escolas municipais de São Bento do Una faz parte da sistemática de monitoramento do PPE-M que é um dos eixos de atuação do Programa Educação Integrada, implantado no Governo Paulo Câmara desde 2016 pela Secretaria de Educação em parceria com a Seplag.

 

 

*Com informações do setor de Imprensa da SEPLAG e da Secretaria de Planejamento e Gestão

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/