Publicações

A carreira do Modelo de Integração de Gestão de Pernambuco

Autor: ELISANDRA PAIVA RODRIGUES / LUÍS ALEXANDRE FARIAS DE ARAÚJO / NOEL TEIXEIRA LOPES NETO

Resumo:

 

O presente trabalho objetiva analisar o histórico de criação, estrutura e aplicação das carreiras de Analista em Gestão Administrativa, Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão e Analista de Controle Interno para a profissionalização e institucionalização do Modelo Integrado de Gestão do Estado de Pernambuco, estabelecido formalmente pela Lei Complementar Estadual nº 141, de 03 de Setembro de 2009. Partindo da primeira nomeação de analistas no poder executivo estadual em Janeiro de 2010, estabelecemos marcos temporais até o ano de 2014 para análise de sua inserção na estrutura organizacional do Poder Executivo Estadual através da ocupação de funções de confiança e gratificações. Concluiu-se que existem pontos de melhoria na aplicação, treinamento, remuneração e distribuição destas carreiras, visando à obtenção dos resultados esperados com a implantação do Modelo Integrado de Gestão.

 

Arquivo: Clique Aqui.


A Experiência de Pernambuco no Processo de Implantação do eSocial

Autor: Cirilo José Cabral de Holanda Cavalcante / CO-AUTORA: Ana Carolina Caldas Bahia Falcão

Resumo:

A Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD) constituiu um grupo de trabalho multidisciplinar, coordenado pela Superintendência de Modernização da Gestão de Pessoas do Estado (SUMOP), com o objetivo de entender o Projeto eSocial do Governo Federal e propor um plano de implantação para o Poder Executivo Estadual. Em 2016, o grupo iniciou o estudo do Manual de Orientações do eSocial (MOS) e participou de seminários nacionais orientados para entes públicos, além de avaliar o nível de aderência do atual sistema de pessoal do Estado com as exigências do projeto, o que apontou para a necessidade de se realizar uma atualização de versão. No final de 2016, a SUMOP e a Gerência de Tecnologia da SAD iniciaram o projeto para atualizar a versão do sistema de pessoal, cujas etapas contemplam negociação e contratação com o fornecedor e implantação da versão, com prazo total estimado em 20 meses. Com essas frentes em andamento, os esforços se voltam agora para uma estrutura mínima de governança do projeto o que vai necessitar do patrocínio da alta gestão e envolvimento e comprometimento de todos os órgãos e entidades do Estado.

Palavras-chave: eSocial. Entes Públicos. Institucionalização do Projeto. Sistema de Pessoal

Arquivo: Clique Aqui.


Proposta de Padronização do Faturamento das Internações nos Seis Grandes Hospitais de Gestão Direta do Estado de Pernambuco

Autor: Bárbara de Melo

Resumo:

Este projeto, aprovado no IX Congresso CONSAD (2016), busca propor um modelo de Padronização do Faturamento das Internações nos Seis Grandes Hospitais de Gestão Direta do Estado de Pernambuco. Considerando que os Hospitais da Restauração, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Barão de Lucena, Agamenon Magalhães e Regional do Agreste realizam o faturamento hospitalar de modos diversos, considera-se importante a padronização dos processos, a fim de enviar ao Ministério da Saúde dados mais fidedignos, bem como de evitar as glosas de procedimentos. O método de trabalho tem como estratégia a pesquisa documental para análise do fluxo das informações indispensáveis ao faturamento hospitalar, objetivando a identificação de falhas no processo que possam acarretar glosas, bem como para a comparação entre os dados informados pelos hospitais ao Ministério da Saúde e os dados aprovados pelo mesmo, objetivando a identificação do percentual de glosas hospitalares no ano de 2012. Após a análise dos resultados, o trabalho propõe um modelo de padronização do faturamento dos procedimentos que geram internação.

Arquivo: Clique Aqui.


Valorização dos Profissionais da Gestão Escolar

Autor: Ednaldo Moura e Severino Andrade

Resumo:

A referida apresentação foi realizada no X Consad (2017) e abordou a Valorização dos profissionais da gestão escolar através da otimização dos recursos humanos: o caso de pernambuco. 

Arquivo: Clique Aqui.


Gestão por Resultados: Fazer mais com menos

Autor: Ivo Carille

Resumo:

De início, é preciso compreender que gestão por resultados não é um modelo isolado. Esta ferramenta faz parte de um sentido mais amplo de gestão estratégica em que se procura responder como melhorar desempenho para alcançar os objetivos estabelecidos. Significa dizer que a administração não deve tratar apenas de resolver problemas, mas sim da execução da estratégia para atingir resultados. E que, para tanto, é preciso saber aonde se quer chegar e traduzir isto de modo objetivo dentro da organização.

Arquivo: Clique Aqui.


O orçamento público com foco na gestão e inteligência de dados

Autor: Marcelo Dantas

Resumo:

Até pouco tempo atrás, quando alguém ouvia falar em Orçamento Público, a primeira ideia que vinha à cabeça era Lei Orçamentária. Isso quando se conhecia o que era esta lei. Acontece que, nos dias atuais, o orçamento já não serve só para atender a uma obrigação legal. Certo! Então, para que serve hoje em dia o orçamento público? O orçamento é utilizado em todos os processos ligados ao Ciclo de Gestão Pública: Formulação, Implementação, Monitoramento e Avaliação. No momento da Formulação, o gestor deverá utilizar o orçamento como guia para o seu planejamento governamental. Ele deverá nortear o agente público na construção da estratégia.

Arquivo: Clique Aqui.


Centro de Custos como Ferramenta de Gestão

Autor: Clarissa Bittencourt

Resumo:

Em tempos de globalização, a competitividade entre as organizações tornou-se mais acirrada. Para manter o nível de flexibilidade e preservar operações, as empresas precisam assegurar que seus procedimentos estejam bem definidos. Assim, dispor de informações a respeito dos gastos de produção de bens ou serviços é a chave para subsidiar a elaboração de planos com o foco contínuo na melhoria dos processos. Uma das formas de certificar o cumprimento da estratégia é adotar uma gestão de custos como ferramenta gerencial de decisão.

Arquivo: Clique Aqui.


Design Thinking – uma forma de redesenhar serviços públicos com foco no cidadão

Autor: Newton Cerezini

Resumo:

O Design Thinking, ferramenta que está sendo utilizada no setor privado para o redesenho de serviços e produtos com o foco no ser humano, pode ajudar os governos a fornecer melhores serviços ao cidadão. Mas, afinal, o que é o Design Thinking? Em linhas gerais, trata-se de um conjunto de métodos e processos para abordar problemas relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Sua principal premissa é que, ao entender os métodos e processos que designers usam ao criar soluções, indivíduos e organizações seriam mais capazes de se conectar e revigorar seus processos de criação a fim de elevar o nível de inovação.

Arquivo: Clique Aqui.


A dinâmica da execução orçamentária e financeira

Autor: Natalia Vita

Resumo:

A realização de despesas no âmbito público é tarefa de fundamental importância para qualquer Ente Federado. O fornecimento de merenda escolar ou até a restauração de BRs, por exemplo, necessitam passar pelos estágios da execução da despesa, tarefa não tão fácil de ser realizada. Os entes públicos necessitam garantir a reserva orçamentária, a fim de que o processo licitatório tenha lastro para futura execução. Essa reserva deverá ser realizada pelo gestor orçamentário (ordenador de despesa) do respectivo órgão e, geralmente, são declarações de disponibilidades que demonstram o programa de trabalho em que está o orçamento para o objeto específico naquele ano da emissão da declaração.

Arquivo: Clique Aqui.


Análise Quantitativa e a Gestão Pública

Autor: Hugo Medeiros

Resumo:

Do primeiro censo demográfico brasileiro em 1872 aos dias de hoje, a informação disponível se modificou em quantidade e em velocidade de produção e movimentação, demandando novas formas não só de captar os dados, mas de organizá-los e tomar conclusões a partir deles. Nesse cenário, governos têm utilizado ferramentas de análise quantitativa como guia para navegar através do fluxo incessante de informações, de modo a compreender melhor o que fazem e como fazem. Com esses fins, analistas quantitativos normalmente começam ou pela garimpagem de dados nos acervos de Big Data disponíveis ou pela produção de dados primários sobre determinados eventos. Por meio de softwares específicos, montam bancos com variáveis de interesse, ou selecionam métodos específicos para medir determinados eventos (para os quais ainda não existam dados).

Arquivo: Clique Aqui.


Gestão por competências no setor público

Autor: Rebeca Pedrosa

Resumo:

No cenário atual em que vivemos, com informações e mudanças recebidas a todo o momento, as pessoas buscam se manter atualizadas para desenvolver novas habilidades e aprimorar os seus conhecimentos, contribuindo, desta forma, para o crescimento pessoal e profissional. Esse contexto sugere às organizações públicas uma modernização na forma de gerenciar pessoas para o alcance de seus objetivos. Assim, as organizações públicas precisam realizar uma adequação das ferramentas de gestão voltadas, principalmente, para as competências individuais. Este é um mecanismo importante para a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento das pessoas, agregando-lhes conhecimentos, desenvolvendo suas habilidades e estimulando suas atitudes, a fim de que sejam diferenciais estratégicos nas organizações.

Arquivo: Clique Aqui.


Usabilidade do mix de marketing na gestão pública

Autor: Luiz Ernesto Mellet

Resumo:

De forma geral, as ferramentas do marketing entraram de vez no planejamento das organizações públicas em 2011. Ainda que tardio, o seu ingresso se deu pela porta da frente quando o American Marketing Association – a mais cerimoniosa agremiação de especialistas que estuda o assunto desde os anos 30 – acrescentou mais dezessete letras no final do seu notório conceito. O marketing passou então a ser “a atividade orientada às instituições voltada para a criação, comunicação, entrega e troca daquilo que tem valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade em geral”.

Arquivo: Clique Aqui.