Notícias

 

Palestra e Oficina marcaram início do Planejamento Estratégico da carreira de GGPOG

28 de Novembro de 2016



Convidado pela AGPOG, presidente da ANESP, Alex Canuto, falou sobre a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Na sequência, a Associação realizou a Oficina de Planejamento Estratégico para os GGPOGs

A Associação dos Gestores Governamentais de Planejamento, Orçamento e Gestão de Pernambuco (AGPOG-PE) convidou o presidente da Associação Nacional de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, para ministrar uma palestra sobre a criação e consolidação da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPPGG). Após a palestra, foi realizada a Oficina de Planejamento Estratégico, no dia 19 de novembro, marcando o início do processo de formulação do Planejamento Estratégico da Carreira de Gestor Governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão (GGPOG).

De acordo com o presidente da AGPOG, Henrique Suassuna, “apesar de bem mais antiga, a carreira de EPPGG se assemelha muito à nossa e queríamos uma referência para servir de parâmetro. Então, convidamos Alex Canuto como representante da carreira de BSB para que nossos associados tivessem uma referência clara e objetiva de uma carreira similar, que serve como um marco comparativo”. A conferência demonstrou uma visão global de uma carreira similar, ajudando os GGPOGs a pensar o Planejamento Estratégico da Carreira com foco na melhoria das atividades e da administração pública estadual. “A palestra foi uma boa oportunidade de levar a experiência da carreira nacional, que foi a primeira a ser criada, para os colegas de Pernambuco e ouvir a experiência da jovem carreira local. Esse intercâmbio é muito importante para construirmos uma rede de profissionais de políticas públicas”, afirma Canuto.

Na manhã do sábado seguinte à palestra, foi realizada a Oficina de Planejamento Estratégico da carreira de GGPOG, que contou com a participação de trinta e quatro gestores. “O objetivo da oficina foi traçar um diagnóstico da carreira no intuito de formular um conjunto de ações para fortalecimento da mesma e, consequentemente, da gestão pública daqui de Pernambuco”, explica Suassuna. A oficina foi conduzida pelas gestoras Elisabeth Pontes e Rebeca Pedrosa e abordou quatro eixos temáticos de discussão: Desenvolvimento da carreira e Remuneração, Atribuições, Bem estar e qualidade de vida e Relações Institucionais e Governança.“A partir desses eixos, os gestores designaram quais seriam as nossas forças e fraquezas e as nossas oportunidades e ameaças. Foi um momento rico onde um coletivo de gestores pôde deixar claro quais são as suas principais insatisfações e esse material será de grande valia para as próximas diretorias eleitas da Associação nortearem suas negociações com o governo”, esclarece a diretora de Comunicação, Lazer, Esporte e Cultura da AGPOG, Poliana Evas.

Para o GGPOG Fernando Maia, a “oficina foi extremamente proveitosa, embora ainda seja uma etapa inicial do processo. A metodologia de discussão foi muito bem aplicada, basicamente um brainstorming com SWOT e foram apontados os grandes problemas atuais da carreira bem como as oportunidades. A partir disso, o trabalho se deu no intuito de entender as causas dos problemas e, mediante isso, pensar possíveis soluções e também entender as oportunidades e pensar em possíveis formas de aproveitá-las. Além disso, o grupo envolvido, cerca de 20% dos GGPOGs, mostrou-se em geral bastante crítico e consciente da própria importância na administração pública estadual em geral e nesse momento de crise, em especial. Portanto, a expectativa para a continuidade desse processo é bastante satisfatória”.

O grupo foi dividido em duas salas, cada uma contado com uma facilitadora e equipe de apoio . “A metodologia que usamos é similar à aplicada pelos gestores governamentais em órgãos e secretarias do estado. Nós imaginávamos que se chegaria um resultado satisfatório, mas realmente fomos surpreendidos pela participação e empenho dos gestores presentes. Todos saíram com o sentimento de dever cumprido e ansiosos pelas próximas etapas”, revela Elisabeth.  A próxima etapa do processo será a priorização dos problemas, que acontecerá online e contará com a participação dos gestores que estiveram presentes na oficina. “Em seguida, serão marcadas reuniões para definição dos planos de ação para solucionar os principais problemas e, nesse momento, novos gestores que não estiveram presentes no início do processo poderão participar”, explica Poliana.

 

Eventos |

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/