Notícias

 

CHAPÉU DE PALHA: Programa executado por Gestores Governamentais é valorizado pelo governo

01 de Março de 2024



O Programa Chapéu de Palha, coordenado pelo Gestor Governamental Marcos Alves e executado em conjunto com os GGOVs Lauryanne Araújo, Flávia Diniz e Murilo Alves, tem reajuste de mais de 70% e repasses para 22 mil trabalhadores da fruticultura, da cana-de-açúcar e da pesca artesanal que chegam a até quase R$ 2 mil reais. A elevação para 2024 corresponde a uma previsão orçamentária de R$ 13 milhões e demonstra a valorização da nova gestão do Governo de Pernambuco ao programa.

“O Programa Chapéu de Palha é uma política pública de Estado, que tem como propósito apoiar os trabalhadores rurais e da pesca artesanal durante o período que ficam sem renda por conta do desemprego sazonal. O benefício financeiro do Programa, que teve o valor da parcela aumentado em cerca de 38%, a partir deste ano contará com cinco parcelas e contemplará trabalhadores de noventa e cinco municípios pernambucanos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e o desenvolvimento das regiões do estado”, explica Marcos Alves.

Segundo a GGOV Lauryanne Araújo, o Programa Chapéu de Palha é de fundamental importância para as famílias dos trabalhadores (as) e pescadores (as) artesanais do nosso Estado. “Nosso trabalho aqui na Seplag como Gestores Governamentais é de fundamental importância para realização do programa. Fazemos toda a gestão do processo de cadastramento, do processamento da folha e do pagamento aos beneficiários, possibilitando que essa política pública alcance de fato quem precisa”, analisa.

Para a GGOV Flávia Diniz, o Chapéu de Palha, materializado como uma política pública do Estado, consolidou sua importância como instrumento de ação e mudança da realidade dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, pescadores e suas famílias. “O nosso trabalho como Gestores Governamentais envolve, dentre outras atribuições, o monitoramento constante dos resultados do programa, a gestão de contratos e documental, a organização e o trabalho anual no estande na Fenearte, bem como a proposição de novos índices para alcance das metas e efetividade dessa política pública de transformação social no Estado de Pernambuco”, registra.

O Chapéu de Palha foi instituído pelo Governo do Estado de Pernambuco em 1988 e converteu-se na Lei Estadual nº 13.244/2007. O programa tem o objetivo de combater os efeitos do desemprego decorrentes da entressafra da cana-de-açúcar, da fruticultura irrigada e das condições adversas da pesca artesanal.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/