Notícias

 

Conheça mais sobre o Gestor Governamental Contador

01 de Março de 2024



Vamos falar um pouco mais sobre o Gestor Governamental Contador, qualificado como Gestor Governamental Administrativo Contador, um profissional concursado pela Secretaria Estadual de Administração (SAD) de Pernambuco e que desempenha um papel crucial na liderança das atividades contábeis das secretarias estaduais, inserindo-se tanto na Secretaria da Fazenda, órgão central de contabilidade do estado, quanto nos órgãos setoriais responsáveis pela contabilidade em cada secretaria estadual. Este modelo de gestão, implantado há quase 14 anos, visa aprimorar as práticas contábeis nas secretarias através de planejamento, execução e controle contínuo.

As unidades contábeis dentro dos órgãos públicos variam em nomenclatura, podendo ser denominadas como setorial contábil, coordenação contábil, gerência contábil, entre outros, mas todas cumprem funções essenciais de análise de dados, controle de tributos, gestão financeira, patrimonial, e outras atividades correlatas. Essas funções incluem a orientação financeira, contabilização do patrimônio público, entrega de declarações a órgãos reguladores, realização de conciliações bancárias, emissão de relatórios contábeis e prestações de contas ao Tribunal de Contas.

A atuação estratégica desses gestores

Os Gestores Governamentais Contadores exercem uma assessoria estratégica fundamental, focando na conformidade fiscal e tributária, gestão eficiente de impostos e obrigações legais. Essa consultoria visa otimizar a gestão contábil, financeira e orçamentária das secretarias, promovendo melhorias significativas nas informações fiscais e legais necessárias para uma administração pública eficaz.

O impacto positivo da atuação dos Gestores Governamentais Contadores é evidenciado pelos sucessivos alcances do estado de Pernambuco do conceito máximo (Aicf) no indicador de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do SICONFI nos anos de 2021 e 2022. Tal reconhecimento reflete a contribuição significativa desses profissionais na melhoria e fidedignidade das informações contábeis estaduais, fundamentais para a consolidação dos balanços gerais pela Secretaria da Fazenda.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/