Notícias

 

Gestor Governamental assume cargo no ministério de Portos e Aeroportos

11 de Outubro de 2023



Com a missão de dar a governança nos programas e projetos estratégicos do ministério de Portos e Aeroportos, o Gestor Governamental Pabllo Brandão assumiu a diretoria de Programas do ministério de Portos e Aeroportos (MPOR). A presença do gestor governamental no Governo Federal é muito importante para que cada vez mais a carreira se consolide na administração pública. O Gestor Governamental entende que além das interações com os diversos ministérios da esplanada, a experiência e os conhecimentos adquiridos vão contribuir para a melhor realização das políticas públicas. “Além disso, conseguimos compartilhar com as carreiras de gestores do governo federal e também de outros estados, as melhores práticas de gestão pública que estão sendo implementadas no Brasil”, destaca.

Ainda segundo Pabllo, ter ido para o ministério de Portos e Aeroportos é um dos maiores desafios profissionais e pessoais de sua carreira. “Na perspectiva profissional, tem toda a responsabilidade de gerir uma carteira de 70 bilhões no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), montar uma equipe técnica e entregar resultados para o Governo Federal. E pensando de forma pessoal, tem toda uma mudança de rotina familiar, mudança de estado e mudança de cultura por estar atuando em Brasília. Venho com o frio na barriga do novo desafio, mas bastante animado pra fazer dar certo. Agradeço imensamente àqueles que confiaram a mim as oportunidades passadas, me fortalecendo com experiências na gestão pública, aos meus amigos da carreira que torceram por mim e ao então ministro pela confiança”, registra.

Atualmente, com o lançamento do novo PAC pelo governo federal, o ministério possui uma carteira de projetos na ordem de R$ 70 Bilhões, com investimentos previstos em todo o Brasil. Além disso, o maior projeto do PAC é capitaneado pelo MPOR, que é o túnel do porto de Santos. E foi neste cenário que Pabllo Brandão recebeu o convite do ministro Silvio Costa Filho para estruturar a área de Planejamento e Gestão de modo a dar uma governança a esse portfólio, através do aporte de gestão e sistemáticas de monitoramento e avaliação. Ele explica que para além da gestão da carteira do PAC, existe também outros programas e projetos tão importantes quanto, que precisam ser gerenciados, como por exemplo, a conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30), a ser realizada no Brasil, quando o MPOR contribuirá com a disponibilização de navios para operar como leitos hoteleiros. “Esse programa se soma aos demais, igualmente importantes, como o plano de segurança aeroviário e aeroportuário, enfrentamento à estiagem na região Norte, entre outros. Portanto, a partir da criação da secretaria de Planejamento e Gestão do ministério de Portos e Aeroportos, teremos duas coordenações gerais focadas no PAC e em Programas e Projetos Estratégicos, além da Coordenação Geral de Dados e Inovação para tratar dos instrumentos e ferramentas necessárias de modo a facilitar a tomada de decisão”, esclarece.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/