Notícias

 

Oficinas do Juntos pela Segurança são organizadas por Gestores Governamentais

14 de Setembro de 2023



 

Os Gestores Governamentais Cíntia Notaro, Elisabeth Pontes, Ryan Amorim e Vandré Cechinel, além de Adriano Ramos, Angélica Salvador, Artenize Monteiro, Bruno Pascoal, Carolinne Rodrigues, Charles Lindemberg, Christiany Patriota, Deivison Rodrigues, Elissandra Santos, Glauco Melibeu Filho, Gustavo Falcão, Janaína Sobral, Karina Dantas, Leandro Ferreira, Marcela Morais, Mariana Moreira, Nathalia Castro, Phillip César, Poliana Evas, Roberto Oliveira e Rodrigo Abreu, todos integrantes da secretaria executiva de Gestão para Resultados, estruturaram14 oficinas para construção do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social a partir das diretrizes indicadas pela política Juntos pela Segurança, entre os dias 8 de agosto e 1° de setembro, na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (SEPLAG), com a participação de 282 representantes de várias esferas e instituições, com o objetivo de discutir com especialistas e profissionais do tema as causas e problemas da violência em Pernambuco e elaborar soluções que possam ser priorizadas e incorporadas ao plano, que trata de uma política de segurança pública e defesa social do estado.

Cada oficina foi montada pelos GGOVs com a duração de um dia, tratando de um eixo estratégico específico que compõe o Juntos pela Segurança: prevenção à violência; cidades seguras e articulação com os municípios; polícia e defesa social; articulação com o sistema de justiça; administração prisional e ressocialização. “Fiquei bastante satisfeito em participar da uma oficina do Juntos pela Segurança como sistematizador, pois pude contribuir no processo de construção coletiva dessa nova política e também tive a oportunidade de conhecer muitos competentes colegas servidores públicos de Pernambuco com conhecimento aprofundado em segurança pública e aprender um pouco com eles. Saí do encontro com a certeza que dias melhores virão para a área de segurança do nosso estado”, avalia o Gestor Governamental Gustavo Falcão.

O processo de ampla participação social envolvendo o poder público e a sociedade civil tem como instrumentos a escuta pela internet e o conjunto de oficinas realizadas, que resultaram em mais de 1.300 propostas de solução sendo apreciadas, das quais 560 foram priorizadas pelos participantes. Consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foram os responsáveis pela metodologia e facilitação dessas oficinas.

Segundo a representante do Conselho Nacional de Justiça, Jackeline Florêncio, a metodologia pareceu adequada ao número de participantes e à garantia do direito à fala de todas/os. "O tempo também foi suficiente para sumarizar as discussões, garantindo a ênfase ao que fora indicado pelo grupo como prioritário. O trânsito entre todas as mesas garantiu a diversidade de olhares dos representantes das instituições, ao tempo em que manteve dinâmica ativa e nada monótona. O apoio dos gestores, seja na elaboração da proposta, seja no acompanhamento sistemático à atividade foi imprescindível. Acredito, por fim, que esse tipo de escuta ativa e plural é imprescindível para construção de uma política pública efetiva e, em última instância, para fortalecimento das relações republicanas e da própria democracia. Parabéns aos gestores governamentais da Seplag por proporcionar essa oportunidade”, analisa.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/