Notícias

 

Programa de Fortalecimento da Gestão Escolar ganha prêmio nacional

17 de Setembro de 2018



Mais uma vez Pernambuco é destaque nacional através da contribuição efetiva e decisiva dos Gestores Governamentais (GGOVs). Durante cerimônia realizada na última nessa sexta-feira (14), em São Paulo, o Governo do Estado recebeu homenagem pelo Programa de Fortalecimento da Gestão Escolar – uma iniciativa que melhora a eficiência administrativa no âmbito escolar e que gerou uma economia superior a R$ 50 milhões anuais na folha de pagamento de Pernambuco. O programa criou uma remuneração variável, baseada na eficiência da gestão escolar, na alocação de professores e enturmação de estudantes, envolvendo mais de 900 escolas da rede. Segundo dados do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) existe no país uma grande ineficiência na distribuição da carga horária dos professores.

Sobre o prêmio Excelência em Competitividade, o Gestor Governamental Severino Andrade lembra que esse é o segundo ano consecutivo que a Secretaria de Educação é premiada (ano passado Pernambuco ganhou com o Pacto pela Educação) na categoria Boas Práticas. “Além da Educação, concorremos com iniciativas de vários estados em gestão da área fiscal, segurança pública, saúde, ouvidoria e demais áreas. E entre mais de 90 projetos inscritos a nível nacional, seis foram selecionados para ser finalistas, dentre os quais três escolhidos como melhores iniciativas em gestão”, explica.  Segundo ele, o interessante desse programa é que o mesmo não gera apenas economia, mas também o fortalecimento da gestão escolar. “Nós reaplicamos os recursos em melhorias nas escolas, melhorando a gratificação dos gestores escolares, adjuntos, secretários e educadores de apoio”. Severino destaca também a remuneração variável, ou seja, o gestor só recebe esse Adicional de Eficiência Gerencial (AEG) se ele conseguir otimizar a distribuição de carga horária na sua escola. Um verdadeiro ganha, ganha. 

Nos dois prêmios (2017 | 2018) a participação dos GGOVs foi muito decisiva, tanto na concepção, quanto na gestão do projeto, sempre sob a liderança do Secretário de Educação, Fred Amâncio. Um verdadeiro case no estado, com a maestria na construção e execução da proposta, dos Gestores Governamentais Ednaldo Moura | Controladoria Geral do Estado, Severino Andrade | Secretaria de Planejamento e Gestão e Pâmela Alves | Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG).

O prêmio, aferido anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a The Economist Intelligence Unit, analisa a competitividade de 27 estados em várias áreas e, apesar de Pernambuco ter caído duas posições nesse ranking, o Programa foi premiado na categoria Destaque Boas Práticas. O objetivo da premiação é auxiliar as gestões públicas a avaliarem e estabelecerem as prioridades de governo.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/