Notícias

 

Carreira de Gestor Governamental completa 10 anos de excelência na Gestão Pública

26 de Junho de 2018



 Especialistas em Gestão Administrativa, Planejamento, Orçamento e Gestão e Controle Interno, os Gestores Governamentais de Pernambuco (GGOVs) completam 10 anos de uma atuação voltada à excelência na Gestão Pública Estadual. Vinculados às secretarias de Administração, Planejamento e Gestão e Controladoria Geral, os GGOVs têm o importante papel de contribuir para racionalizar o gasto público, melhorar os resultados das principais políticas do Governo Estadual e ampliar a satisfação das demandas sociais. Através de uma atuação descentralizada, os Gestores Governamentais contribuem também para melhorar os resultados de diversas secretarias como: Defesa Social, Educação, Saúde, Ciência, Tecnologia e Inovação, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Justiça e Direitos Humanos, além de diversas prefeituras de Pernambuco.

Marco na gestão pública, o então governador Eduardo Campos criou as carreiras de Gestores Governamentais especialistas em Gestão Administrativa, Planejamento, Orçamento e Gestão e Controle Interno, com a proposta de executar um Modelo Integrado de Gestão que interagisse com as diversas secretarias de forma estratégica e sistêmica. De acordo com o presidente do Sindicato dos Gestores Governamentais de Pernambuco (SINDGESTOR PE), Mauro Odilon, “os gestores governamentais representam uma carreira que é sinônimo de inovação e excelência na gestão pública, otimizando a aplicação dos recursos públicos e contribuindo para melhorar a qualidade das políticas públicas”.

Atualmente, com o apoio dos Gestores Governamentais, o Governo Estadual conta com o monitoramento constante das suas metas e indicadores sociais prioritários, a otimização permanente das políticas de compras e pessoal, além do controle dos gastos públicos. Mauro Odilon ressalta também o suporte dado pelos GGOVs aos municípios pernambucanos no planejamento e captação de recursos para projetos relevantes. Ainda segundo ele, os resultados globais dessas iniciativas são muito expressivos, a exemplo da economia gerada com o Portal Expresso Cidadão, com bilhões de reais captados junto a organismos internacionais e milhões em projetos submetidos ao Governo Federal.

Outra iniciativa capitaneada pelos Gestores Governamentais e que recebeu o reconhecimento do Banco Mundial é o Sistema PE Integrado, um sistema inédito no Brasil que reduz as disfuncionalidades da burocracia, gera eficiência dos processos e contribui para integrar as áreas meio da administração pública Estadual. Os GGOvs também deram um salto qualitativo na melhoria dos serviços prestados aos servidores, trazendo um diferencial na Gestão de Pessoas: o Programa Qualidade de Vida BEM VIVER, uma iniciativa que há quatro anos tem trazido mais qualidade de vida para os servidores públicos e gerado melhorias no ambiente organizacional, com terapias alternativas, palestras, oportunidades, arte e cultura. Por fim, podemos citar ainda o modelo de Gestão de Patrimônio do Estado, implementado em 2012 sob a coordenação de Gestores Governamentais e que inclui a avaliação de todos os bens e imóveis de Pernambuco, padronizando os procedimentos patrimoniais e capacitando servidores.

A atuação dos Gestores Governamentais tem sido muito importante para modernizar a administração estadual, racionalizar a despesa e melhorar os resultados dos indicadores sociais de Pernambuco. Por isso, no dia de hoje o SINDGESTOR PE homenageia a carreira pelos seus 10 anos de existência.

 

 

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/