Notícias

 

Gestores Governamentais debatem saúde em gerências regionais

19 de Abril de 2018





Os gestores governamentais (GGOVs) Bárbara Melo, Gustavo Falcão e Jorge Rosário estiveram recentemente na VIII Gerência Regional de Saúde (Geres Petrolina), participando de diversas reuniões. No sertão pernambucano, se reuniram nos municípios de Afrânio e Cabrobó, de onde seguiram para a IX Geres (Ouricuri), dando continuidade aos encontros com as equipes das cidades de Moreilândia e Ipubi. Nesse mesmo intervalo, os GGOVs Cândido Pereira e Ryan Amorim estiveram na VII Geres (Salgueiro), interagindo com os municípios de Terra Nova e Serrita e, por fim, na XI Geres (Serra Talhada) onde puderam debater as questões de saúde com as cidades de Serra Talhada e Itacuruba. A previsão é de que os demais encontros presenciais ocorram ao longo das próximas semanas.

A iniciativa faz parte do processo de aproximação entre as Gerências Regionais de Saúde e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), através do Núcleo de Gestão por Resultados na Saúde (NGR Saúde). Nesses encontros as Gerências Regionais de Saúde, em conjunto com as equipes das regionais e dos municípios, puderam conhecer o Pacto pela Saúde (PPS), as cinco principais causas de mortalidade evitável de suas regiões, analisar os indicadores do PPS em relação ao município e responder ao questionário que foi desenvolvido pelo núcleo. O objetivo dessa atividade é realizar um diagnóstico local e uma futura análise dos dados para observação de eventuais correlações entre a estrutura de saúde disponibilizada no município e os resultados do Pacto pela Saúde, considerando que no quesito Saúde a assistência básica está sob a responsabilidade dos municípios. A pesquisa será realizada inicialmente em 24 municípios, de modo a contemplar todo o estado.

Segundo a Gestora Bárbara Melo, “O intuito é nos aproximarmos cada vez mais do trabalho realizado pelas Geres e criar um canal de parceria com os municípios, através de duas frentes: uma padronizada, que é a aplicação do questionário, o qual gerará um produto rico em correlações entre a estrutura de produtos e serviços ofertados pelos municípios e os resultados dos indicadores monitorados no Pacto; e outra, personalizada, identificando os principais pontos fortes e desafios encontrados em cada um dos municípios visitados. Esse contato é extremamente importante para a melhoria da gestão pública de qualidade, independente da esfera de atuação”.

O Gestor Governamental Gustavo Falcão considera que “A aproximação com as Geres e municípios é muito importante, pois temos a possibilidade de somar a expertise do conhecimento em saúde e da realidade dos municípios, com o Planejamento e a Gestão por Resultados. Pretendemos, com o Projeto Geres, obter um diagnóstico fidedigno e sugerir ações para melhoria dos indicadores”.

Sobre a atuação do núcleo, a gerente da VIII Geres (Petrolina) Aline Jerônimo entende que "A presença da Seplag na região para discutir o monitoramento de indicadores de saúde, em conjunto com os municípios, fortalece o gerenciamento dos serviços e ações de saúde. Sem dúvida, este evento favoreceu o compartilhamento de boas práticas que visam à redução de riscos de doenças e de outros agravos e ao acesso igualitário à saúde para a população".

 

Projetos |
Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/