Notícias

 

Gestores Governamentais contribuem com Programa de Apoio aos Municípios

06 de Abril de 2018



A atividade de apoio técnico às prefeituras, para que elas desenvolvam um modelo de gestão mais eficiente, conta com a participação dos Gestores Governamentais (GGov). Trata-se do Programa de Apoio aos Municípios, uma atividade da Secretaria Executiva de Desenvolvimento do Modelo de Gestão (SEDMG), ligada à Secretaria do Planejamento e Gestão de Pernambuco (SEPLAG PE) e que norteia a gestão municipal, baseado num modelo semelhante ao que hoje é utilizado pelo governo do estado de Pernambuco. A ação é direcionada àquelas prefeituras que demandam espontaneamente esse apoio.

No ano passado Surubim aderiu ao acordo de cooperação, firmado entre a Prefeitura e a Seplag-PE, através do Programa de Apoio aos Municípios  e, no último dia 27 de março reuniu cerca de 300 pessoas entre gestores e população para o lançamento de seu Mapa Estratégico, no auditório da Escola Estadual Severino Farias. O objetivo foi o de basicamente comunicar qual a estratégia do governo para o período de 2018 a 2021. “O Mapa Estratégico é um importante passo por sintetizar os objetivos, as perspectivas, premissas, focos prioritários e a visão de futuro do município”, explica a gestora governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão, Luzy Maciel. 

Além das duas etapas restantes para que o modelo comece a ser implantado em Surubim, ainda se segue uma etapa final de avaliação dos resultados, que só é feita durante a execução do modelo.  Luzy explica que a metodologia é baseada em 12 etapas e “A previsão é de que até meados de Julho todo o processo esteja concluído, com um modelo finalizado e pronto para ser executado, incluindo seu monitoramento”, explica.

No ano de 2017, a equipe da SEDMG e SEPLAG realizou uma série de capacitações com as equipes da prefeitura, com subsídios e apoio técnico para os funcionários, a fim de que realizassem uma escuta popular nos moldes da que é feita atualmente pelo governo estadual, para assim auxiliar na construção de seu Plano Plurianual - PPA. “Somos parceiros em todo o processo, através de consultoria e apoio técnico para que eles toquem com autonomia a gestão”, analisa a gestora governamental Luzy Maciel. “É uma atribuição nossa, do governo do estado, dar esse apoio aos municípios que demandarem esse auxílio. A contribuição dos GGovs que atuam nessa ação envolve Planejamento, Orçamento e Gestão, fundamentais  para o desenvolvimento desse trabalho”. Para ela, a visão do GGov auxilia, e muito, nos resultados mais eficientes e efetivos junto às instituições públicas.

 

Projetos |

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/