Bibliografia

GERENCIAMENTO DE PROJETOS ESTABELECENDO DIFERENCIAIS COMPETITIVOS

Autor: Ricardo Vargas

Resumo:

Você irá aprender a planejar e a controlar um projeto do início ao fim. O livro contém:

- Conceitos básicos de gerenciamento de projetos
- Definições do ciclo de vida dos projetos
- Conteúdo revisado e ampliado para o PMBOK® Guide 5ª edição
- Principais áreas do gerenciamento de projetos segundo o PMBOK® Guide:
- Integração
- Escopo
- Tempo
- Custo
- Qualidade
- Recursos Humanos
- Comunicações
- Riscos
- Aquisições
- Partes Interessadas
- Uso do fluxo de processos do PMBOK® Guide 5ª edição evidenciando cada uma das áreas de conhecimento através de diagramas diretos e coloridos, auxiliando no aprendizado
- Conceitos básicos de Escritório de Projetos (PMO)
- Gestão de riscos
- Gerenciamento e controle financeiro de um projeto
- Análise de valor agregado (Earned Value)
- Aspectos humanos e de liderança
- Novo projeto gráfico com novas ilustrações e esquemas
- Sugestão de podcasts, vídeos e outros conteúdos relacionados ao longo do livro
- Área do leitor no site ricardo-vargas.com ampliada e atualizada com novos documentos de apoio.

Editora: Brasport


Introdução à Estatística Social

Autor: DIETZ

Resumo:

Publicado com o objetivo de apresentar a estatística de modo simples, acessível e aplicado, Introdução à Estatística Social chega ao mercado com o intuito de facilitar o aprendizado acadêmico, especialmente de estudantes recém-chegados à graduação e/ou que precisam lidar com o tema para sua formação técnico-profissional.
O principal atributo da obra é o enfoque nos conceitos-chave e nas maneiras de pensar, encadeando as teorias da disciplina e as exemplificando extensamente ao longo dos capítulos. Com muita propriedade, os autores mostram como os métodos quantitativos podem ser aplicados à realidade e às questões sociais contemporâneas.
Como diferencial, o livro oferece ainda uma variedade de materiais suplementares, tanto de acesso restrito para docentes quanto de acesso livre, disponíveis no site da LTC Editora – GEN | Grupo Editorial Nacional, mediante cadastro. Aprender estatística não precisa ser algo complicado e aterrorizante. Introdução à Estatística Social mostra, de forma objetiva e amigável, como essa tarefa é possível.

Editora: LTC


POLÍTICAS PÚBLICAS: Princípios, Propósitos e Processos

Autor: Reinaldo Dias e Fernanda

Resumo:

Este livro tem como objetivo central estudar as Políticas Públicas, envolvendo sua conceituação, seu papel na redefinição das funções do Estado, os principais atores, o processo de formulação, principais modelos, a formação da agenda, o significado das parcerias, o papel do planejamento, as questões orçamentárias, a participação social, os temas emergentes e a responsabilidade social. Sua proposta é estudar os principais temas, debates e problemas relacionados com a gestão das políticas públicas, como as causas e consequências da ação política dos governos em todos os níveis " federal, estadual e municipal " como se articulam os diferentes atores, quais são as novas instâncias de governo, qual é o papel da governança pública na ampliação da participação da sociedade civil na tomada de decisões, entre outros temas.

 

Discute as recentes mudanças na abordagem das questões públicas, os novos problemas que se colocam em função das profundas mudanças no cenário global, e aquelas promovidas pela intensificação da revolução científico-tecnológica. Um dos principais objetivos deste livro foi fornecer ferramentas teóricas para que o leitor consiga analisar de forma crítica os acontecimentos cotidianos relacionados com a gestão dos negócios públicos, e o comportamento dos gestores responsáveis. Seu conteúdo está dividido em dez capítulos que se desdobram em subitens envolvendo a maioria das questões relacionadas ao tema, com a seguinte sequência: o conceito de política pública; globalização, Estado e governo; os formuladores de políticas públicas; o processo de elaboração deuma política pública; as estruturas de governança e as redes de políticas; o setor público não estatal e as políticas públicas; o papel do planejamento; a participação social; a responsabilidade social e finalmente os temas emergentes, entre os quais: o meio ambiente, idosos, turismo, paradiplomacia,pequenas e médias empresas e a questão da transparência pública.

 

Obra destinada às disciplinas dos cursos de Administração, Administração Pública, Direito Público e nas matérias correlatas que tratam da dinâmica do setor público, nos cursos de Administração, Direito, Comunicação, Turismo, da área ambiental, relações internacionais. Leitura complementar para os cursos de graduação e pós-graduação em Administração Pública e Direito Público. Recomendado também para cursos preparatórios para concursos públicos, bem como em cursos técnicos e de capacitação para o serviço público.

Editora: Atlas


Gestão da Qualidade - Conceitos e Técnicas - 3ª Ed. 2016

Autor: Carpinetti,Luiz Cesar Ribeiro

Resumo:

Este livro é organizado em 11 capítulos e três partes e apresenta técnicas de gestão da qualidade agrupadas em dois níveis de gestão: estratégico e operacional. A Parte I se ocupa da evolução da gestão da qualidade e sistema da qualidade, compreendendo os Capítulos 1 a 3. A Parte II apresenta várias técnicas, desenvolvidas para a gestão da qualidade nas operações de produção. Os Capítulos 5 a 7 apresentam e discutem os métodos QFD, FMEA e Seis Sigma, enquanto o 8 trata em mais detalhes as técnicas usadas no Seis Sigma. Os métodos de gestão estratégica são apresentados na Parte III, onde o Capítulo 9 trata de gestão estratégica da qualidade, enquanto os Capítulos 10 e 11 abordam medição de desempenho e benchmarking. Os conceitos e técnicas aqui discutidos são apresentados e explicados com exemplos de fácil compreensão. No final de cada capítulo, o leitor encontra referências bibliográficas para leitura complementar e questões para discussão. Recomendado para profissionais da área de Qualidade, bem como para cursos de treinamento e leitura complementar para disciplinas que tratam de Gestão da Qualidade em cursos de Administração de Empresas e Engenharia de Produção.

Editora: Atlas


Manual de Gestão Pública Contemporânea - 5ª Ed. 2016

Autor: Pereira, Jose Matias

Resumo:

Viabilizar a inclusão, reduzir a desigualdade e promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental sustentável são os principais desa¬fios com que os governantes se defrontam no ¬ final desta segunda década do século XXI. Uma visão mais abrangente do mundo atual nos permite vislumbrar as transformações que a denominada “sociedade do conhecimento” ou “economia da informação” ou “sociedade da informação” está provocando na sociedade mundial. Por sua vez, o ritmo do processo de globalização, numa velocidade cada vez maior, especialmente com a utilização de redes digitais, está provocando e exigindo mudanças profundas nos Estados-nação e nos governos e administrações públicas nos âmbitos local, regional, nacional e global, que vão além das esferas econômica, política, social e ambiental.As avaliações recentes da administração pública brasileira revelam que a sua estrutura ainda permanece pesada, burocrática e centralizada. E, mesmo diante dos efeitos provocados pela globalização e pelas crescentes pressões da sociedade, ela não tem sido capaz de responder adequadamente, enquanto organização, às demandas e aos desa¬fios da modernidade. Tendo como referência as escolhas da sociedade – que de¬fine o papel do Estado que deseja – é que se delineiam a forma de atuar na gestão pública, o seu modelo, as suas práticas e os seus valores. Os efeitos das decisões e ações da gestão pública se refletem de forma intensa sobre os cidadãos, os segmentos sociais e os agentes econômicos. Verifi¬ca-se, nesse contexto, uma intensi¬ficação do debate sobre e¬ ciência e legitimidade, bem como em relação ao princípio da participação na gestão pública. Livro-texto para as disciplinas Gestão Pública Contemporânea e Administração Pública dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Economia, Contabilidade, Ciências Políticas, Sociologia e Direito. Texto complementar para as disciplinas Economia do Setor Público e Políticas Públicas dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Economia, Contabilidade, Ciências Políticas, Sociologia e Direito. Leitura de atualização para os especialistas em políticas públicas e gestão governamental, analistas de orçamento, ¬ finanças e controle, técnicos de planejamento, auditores ¬ fiscais do Tesouro Nacional, auditores da Receita Federal etc., bem como para os candidatos a ingressarem nas áreas de planejamento, orçamento, gestão, ¬ finanças e controle, entre outras carreiras típicas do Estado. 

Editora: Atlas


A Lei 4.320 Comentada e A Lei de Responsabilidade Fiscal - 35ª Ed. 2015

Autor: Machado Jr,J. Teixeira / Reis,Heraldo da Costa

Resumo:

A Lei nº 4.320/64 possui enorme importância para a Administração Pública, que a utiliza e deve observar a todo momento, haja vista que versa sobre direito financeiro, tema que afeta o dia a dia das repartições no que se refere ao ingresso e À saída de recursos.
Nesta obra, seus autores, especialmente Heraldo da Costa Reis, responsável pela atualização do livro há vários anos, interpretam o diploma legal de modo acessível e confiável, e nas edições recentes incorporam o que está contido e possui relações com as normas orçamentárias e contábeis na Lei Complementar nº 101/ 2000 e nas Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público, as NBCASPS.

Editora: Ibam


Administração Financeira e Orçamentária - Teoria e Questões - 6ª Ed. 2016

Autor: Mendes,Sergio

Resumo:

Nesta obra, o autor apresenta, com linguagem simples e objetiva, porém aprofundada, um estudo atualizado da disciplina, associando a teoria à legislação pertinente, muito exigida nas provas dos diversos concursos e no dia a dia daqueles que trabalham na área, a exem-plo da Lei de Responsabilidade Fiscal, da Lei 4.320/1964, do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP – e do Manual Técnico de Orçamento – MTO. Cada capítulo é composto por uma parte teórico-expositiva e questões de concursos ante-riores recentes, totalizando 1000 questões completas das principais bancas examinadoras de concursos: Esaf, CESPE/Unb, FCC, FGV, CESGRANRIO, UNIVERSA, CEPERJ, VU-NESP, FUNCAB, FUNRIO, FEPESE, FUNDATEC, IADES, IDECAN, CETRO, IBFC, UFG, Pref. Do Rio De Janeiro E CONSULPLAN. O livro que ora apresentamos fornece ao estudante instrumentos que o tornará apto a lo-grar sucesso em qualquer concurso que exija o conhecimento de AFO/Orçamento Público, de que são exemplos: Receita Federal do Brasil, Polícia Federal, Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleias Estaduais, Tribunal de Contas da União e Tribunais de Con-tas dos entes, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e grande parte dos demais Ministérios, Banco Central do Brasil, Controladoria-Geral da União e dos demais entes, Agências Reguladoras, os mais diversos Tribunais, Ministério Público, Advocacia-Geral da União, entre outros. Atualmente, devido à profundidade com que os temas de AFO/Orçamento Público são cobrados nas provas, este livro, apesar do foco em concursos públicos, pode ser usado como referência para o aprendizado e a qualificação daqueles que trabalham nas diversas áreas ligadas aos temas relacionados ao conteúdo.

Editora: Elsevier/Método


Um País Sem Excelências e Mordomias

Autor: Wallin , Claudia

Resumo:

Ler este livro é algo obrigatório para todo deputado, senador, ministro, juiz, desembargador, governador, presidente, secretário, prefeito, vereador. E sobretudo para o eleitor. Para ele, é quase um guia de sobrevivência na selva da política brasileira. Claudia Wallin trata da Suécia mas é impossível não pensar no Brasil a cada parágrafo. Com cinismo, cólera, amargura. Ou com esperança. Porque não? Afinal, prova que existem políticos que desconhecem o tratamento de “Excelência”. Que não tem mordomias, não aumentam seu próprio salário, não tem gabinete próprio. Que usam transporte público e não estão na vida pública para fazer fortuna. E que respeitam – e muito o eleitor. Um sistema apoiado em três pilares: transparência, escolaridade e igualdade. Um dia, quem sabe, chegaremos lá. Ler e se envergonhar com estas páginas pode ser o começo.

Editora: Geração Editorial


The New Public Governance?: Emerging Perspectives on the Theory and Practice of Public Governance

Autor: Stephen P. Osborne

Resumo:

Despite predictions that 'new public management' would establish itself as the new paradigm of Public Administration and Management, recent academic research has highlighted concerns about the intra-organizational focus and limitations of this approach. This book represents a comprehensive analysis of the state of the art of public management, examining and framing the debate in this important area. 

The New Public Governance? sets out to explore this emergent field of research and to present a framework with which to understand it. Divided into five parts, the book examines: 

    • Theoretical underpinnings of the concept of governance, especially competing perspectives from Europe and the US

  

    • Governance of inter-organizational partnerships and contractual relationships

  

    • Governance of policy networks

 

    • Lessons learned and future directions 

 

Under the steely editorship of Stephen Osborne and with contributions from leading academics including Owen Hughes, John M. Bryson, Don Kettl, Guy Peters and Carsten Greve, this book will be of particular interest to researchers and students of public administration, public management, public policy and public services management.

Editora: Routledge


Public Management Reform - A Comparative Analysis - New Public Management, Governance, And The Neo-W

Autor: Bouckaert,Geert / Pollitt,Christopher

Resumo:

Since its publication in 2000, Public Management Reform has established itself as the standard text in the field, presenting a comparative analysis of recent changes in Public Management and Public Administration in a range of countries in Europe, North America, and Australasia.

This third edition has been completely rewritten to incorporate a mass of recent empirical data and to introduce a new theoretical and conceptual framework by identifying three leading visions of reform. Chapters analyse key debates, the process of change, different national systems and trajectories, results, political factors, and paradoxes and trade-offs in an integrated volume.

Covering reforms over a thirty-year period (1980-2010), the book offers a detailed and structured comparison of twelve countries and the EU Commission by means of an unparalleled synthesis of evidence and sources. Extensive factual appendices provide an invaluable resource for students.

Editora: Oxford University Press


Gestão Pública Contemporânea

Autor: Alves, Paulo Vicente

Resumo:

Gestão Pública Contemporânea é destinado àqueles que estão começando a estudar administração pública, assim como os que nela já trabalham, mas que nunca tiveram um estudo formal sobre o tema. O livro analisa o gestor público sob o ponto de vista da carreira e do indivíduo, sua formação e competências. A obra é indispensável para quem deseja conhecer melhor a administração pública, desde seus fundamentos até suas tendências e desafios futuros do Brasil.

Editora: Alta Books


Teoria e Jurisprudência Para Os Tribunais de Contas

Autor: Luiz Henrique Lima

Resumo:

Proporcionando uma abordagem extensa do Controle Externo da Administração Pública no Brasil, este livro constitui uma ferramenta de estudo tanto para a formação acadêmica em direito, administração, ciências econômicas e contábeis, como para os candidatos a concursos públicos para os Tribunais de Contas e órgãos de controle interno, bem como instrumento de consulta para os profissionais dessas instituições, gestores públicos, advogados, cidadãos e ONGs engajados em movimentos pelo aprimoramento da gestão pública.

Editora: Elsevier/Método